Citação em documentos


Lembre-se: Fazer a citação corretamente pode te render alguns pontinhos a mais, ou acabar te reprovando caso esteja incorreto, as dicas abaixo irão te ajudar a referenciar seu trabalho corretamente...


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Definições

Citação é a transcrição das palavras de um autor ou a referência a suas idéias, geralmente para ilustrar ou sustentar o que se afirma.

b. Tipos de citações

o Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Deve ser escrita entre aspas.

o Citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado. Não vem entre aspas.

o Citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Neste caso deve-se utilizar a palavra apud, que quer dizer “citado por”.

o Notas de referência: notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.

o Notas de rodapé: indicações, observações ou acréscimo ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

o Notas explicativas: notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

c. Regras

REGRA GERAL: todos os trabalhos deverão ser citados pelo método autor e data, conforme regra 01.

o Regra 01: usa-se o último sobrenome do autor. Deve-se colocar em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Exemplos:

Perez (2003) chama a atenção para uma distinção importante com relação à terceirização. Para ele não se pode confundir terceirização com desverticalização. Ambas dizem respeito a parcerias com outras empresas, mas não são exatamente a mesma coisa.

A finalidade ou o propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis (REZENDE, 2003).

o Regra 02: especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada.

o Regra 03: nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.

Exemplo:

Graeml (1998, p. 5) reforça a idéia comentando que a TI “foi uma das responsáveis pela complexidade do mercado atual e pode se tornar uma ferramenta para a atração e encantamento dos clientes pelas empresas”.

o Regra 04: quando existir mais de um autor deve-se usar a expressão e para separar os dois sobrenomes de autores. Quando estiver entre parênteses, usa-se ponto vírgula.

Exemplos:

Prado e Takaoka (2001) enfatizam que as organizações estão cada vez mais considerando a terceirização total ou parcial das atividades com elevado grau de expectativa.

A terceirização pode permitir uma maior focalização desses recursos às áreas mais críticas que desempenham as atividades principais da empresa. O uso de capital próprio fica mais direcionado a estas atividades, não se dispersando (CONY; BASSO, 2003).

o Regra 05: no caso das obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, deve-se usar a primeira palavra do título seguida de reticências, data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses.

Exemplo:

“Uma forma de levantamento de sintomas na etapa de Análise de Situação Atual é a construção de diagramas de causa-efeito originalmente proposto por Kaoru Ishikawa na década de 60 e bastante utilizado em ambientes industriais” (DIAGRAMA... 1987, p. 15).

Na lista de referências:

DIAGRAMA de causa e efeito. Estudos Administrativos, n. 13, p. 51-60, jan. 1987.

o Regra 06: as citações diretas, no texto de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Exemplos:

Graeml (1998, p. 5) reforça a idéia comentando que a TI “foi uma das responsáveis pela complexidade do mercado atual e pode se tornar uma ferramenta para a ‘atração e encantamento’ dos clientes pelas empresas”.

o Regra 07: as citações diretas, no texto com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra 10 pt e sem as aspas.

Exemplo:

Para Audy e Brodbeck (2003, p. 25):

O grande desafio do alinhamento estratégico é repensar os processos de planejamento isolados das áreas de negócio e de TI, transformando-os em um processo único com a promoção de alinhamento total e como promover esse alinhamento durante a etapa de implementação do processo de planejamento estratégico de forma contínua e permanente, ao longo de todo horizonte do planejamento.

o Regra 08: devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:

a) supressões: [...]

b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]

c) ênfase ou destaque: grifo, negrito ou itálico. Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada.

Exemplos:

Supressões:

Para Audy e Brodbeck (2003, p. 25), “o grande desafio do alinhamento estratégico é repensar os processos de planejamento isolados das áreas de negócio e de TI, [...] de forma contínua e permanente [...]”.

Interpolações, acréscimos ou comentários:

Graeml (1998, p. 5) reforça a idéia comentando que a TI “foi uma das responsáveis pela complexidade do mercado atual e pode se tornar uma ferramenta para a atração e encantamento [mas se não houver cuidado de afastamento] dos clientes pelas empresas”.

Ênfase ou destaque:

Galesn et al (1999, p. 21, grifo nosso) dividem os impactos em dois aspectos: um que chama de corrente, que se relaciona com investimentos considerados de um nível de risco aceitável para o negócio, onde se encontram a maioria dos investimentos de modernização, substituição e expansão da capacidade e outro de nível estratégico.

Além destes, Graeml (2000, grifo do autor) ainda cita os riscos financeiros, nos quais a empresa pode não ter como suportar os fluxos de caixa associados ao projeto, os riscos técnicos, quando a tecnologia disponível ainda não evoluiu o suficiente para se adequar ao projeto.

o Regra 09: quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

Exemplo:

No texto:

O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal)¹.

No rodapé da página:

_________________

¹ Notícia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001.

o Regra 10: quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.

Exemplo:

“Esta é uma indústria que ajudará desenvolvendo países com relação a problemas sobre desemprego e escassez [...]” (HOLJEVAC, 2003, p.2, tradução nossa).

o Regra 11: deve-se utilizar a expressão apud quando a citação estiver em outro texto:

Exemplos:

Venkatraman (1992, apud LEE, 1996) identificaram diversos tipos de terceirização da TI, mas consideraram três como principais: terceirização completa ou total, terceirização das atividades de suporte ou atividades-meio e terceirização de integração de sistemas.

o Regra 12: No caso da citação referir-se a legislação, deve-se expressar o número e o ano de publicação da norma e, em seguida, o artigo.

Exemplo:

Lei nº 9868/99, art. 17.

Citações de decisões judiciais devem ser feitas com a sigla do órgão prolator, seguida do ano de publicação, acrescidas de letras minúsculas, que deverão ter equivalentes na referência bibliográfica, e da página citada.

Exemplo:

STF, 2000b, p. 30.

d. Notas de Rodapé

Deve-se utilizar mesmo sistema das citações acima, citando o sobrenome do autor e data da publicação para as citações no texto e o enumerar as notas explicativas. As notas de rodapé devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor.

Exemplos:

_________________

¹ Veja-se como exemplo desse tipo de abordagem o estudo de Netzer (1976).

² Encontramos esse tipo de perspectiva na 2ª parte do verbete referido na nota anterior, em grande parte do estudo de Rahner (1962).

e. Notas explicativas

A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página.

Exemplos:

No texto:

McFarlan e Nolan (1995) afirmam que as empresas optam por terceirizar por diversos motivos, como custo e qualidade, receio de não acompanhar o desempenho das novas tecnologias, pressão dos fornecedores e outros fatores financeiros¹.

No rodapé da página:

_________________

¹ Existem outros fatores já pesquisados que levam a terceirização, mas estes são os mais comuns.
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